segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Inclusão digital e as metas do Milênio

Texto: YOUNG, Ricardo "A Inclusão digital e as metas do milênio"
    


     Este texto é muito interessante, que nos mostra de forma pratica e objetiva a importancia da inclusão digital e os desafios.
     A inclusão digital é a aprendizagem necessária ao individuo para interagir no mundo das mídias digitais, podendo não apenas onde encontrar informações, mais saber torna-las úteis ao seu dia a dia.
     A inclusão digital torna-se parceira da cidadania e da inclusão social, não basta simplesmente saber ler, escrever ou possuir um diploma, é necessário ser um alfabetizador digital, trocando informações, operando computadores em redes, trocando conhecimentos, afim de tornar esse saber útil e transformador.

 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inclusão Digital Ricardo Young

Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias

"Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias"José Manuel Moran
´TRABALHO VOLUNTÁRIO TRAZ CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA AOS ALUNOS
Este texto é muito rico, o autor mostra como integrar os meios de comunicação na escola, bem como a importancia do professor como mediar.
Educar é colaborar para que professores e alunos, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. Ajudar o aluno na construção da sua identidade, caminho pessoal e profissional, seus projetos de vida, desenvolvimento das habilidades de compreensão afim de tornar cidadãos realizados e produtivos.
o professor com uma visão pedagógica inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas simples da internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos, vistoque o professor atua como coordenador, motivador, elo de união do grupo, assim o papel do aluno nao é de"tarefeiro", o de executar atividades mais o de co - pesquisador, responsável pela riqueza, qualidade e tratamento das informações coletadas.
Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação,ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Políticas de Educação a Distância: Democratização ou canto da sereia?

Políticas de Educação a Distância: Democratização ou canto da sereia?
     A democratização da formação docente através da Educação a Distancia, tem a pretenção de alcançar 3 objetivos:
- Baratear o custo da formação docente;
- Capacitar tecnicamente e habilitar legalmente os professores;
- Despolitizar essa formação e, com isso torna-lo pragmático.
     Efetizando propostas e políticas de formação de um docente desintelectualizado, pouco hatituado ao exercício do pensamento,visto que a desintelectualização ocorre também pelos princípios que regem os cursos de EAD, em sua maioria, que aproveitam a prática do professor para realizar uma reflexão colalda na empiria, afastando, assim, a formação deste, de uma teoria científica, logo mais elaborada.

Educação a Distância: Conceituação e Historicidade.

Educação a Distância: Conceituação e Historicidade.
     A Educação a Distância é o grande desafio que os educadores precisam enfrentar.
     A Educação a Distância é uma inovação educativa, cujo objetivo maior é gerar condições de acesso à educação para todos aqueles que por um motivo ou outro, não estejam sendo atendidos satisfatoriamente pelos meios tradicionais de ensino, sua existência é de pelo menos 150 anos e é utilizada em dezenas de Países.
     Na E a D o aluno é responsável por construir sua própria aprendizagem de forma autônoma e independente.
     A Educação a Distância pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento educacional de um País, notadamente de uma sociedade com características brasileiras e dimensões continentais, cujo sistema educacional não consegue desenvolver as múltiplas ações que a cidadania requer.
Educação a Distância

Filme: " Piratas do Vale do Silício "

     O filme relata a história de Bill Gates e Steve  fundadores da Microsoft e Apple, bem como a evolução dos computadores, da informática.
     O filme conta a criação do mouse, desenvolvido pela Xerox, que foi rejeitado pela empresa, entre outros acontecimentos, marcantes na historia tecnológica.
     Piratas da Informática é recomendado para todos que gostam de desafios.
PIRATAS DA INFORMÁTICA (PIRATAS DA INFORMÁTICA)
PIRATAS DA INFORMÁTICA (PIRATAS DA INFORMÁTICA)